Doenças profissionais e Doenças no trabalho

Doenças profissionais e Doenças no trabalho 2

imagem

Existe alguns fatores que podem fazer o trabalhador se afastar de suas atividades profissionais, uma delas são possíveis doenças adquiridas no exercício de sua função no ambiente corporativo, vamos ver mais.

Pelo que são causadas?

Essas doenças são causadas por fatores e condições do ambiente profissional. Mas você talvez não sabia que embora sejam parecidas, doenças profissionais e doenças de trabalho, são diferentes. Vamos analisar melhor.

Diferença entre elas

As doenças do trabalho, tem relação direta com o ambiente no qual o empregado exerce as suas funções. Uma das mais comuns é ocasionada por ruídos excessivos no ambiente profissional, que pode acabar gerando perda auditiva do trabalhador, de modo que a natureza da doença não é a profissional exercida pelo empregado, e sim o local onde exerce a sua profissão.  A L.E.R ( lesão por esforço repetitivo) é outro exemplo, que pode desencadear tendinite e outras doenças.

Diferente da doença causada pelo ambiente no qual o trabalhador se encontra inserido, a doença profissional é causada ou desencadeada pelo exercício contínuo de uma determinada profissão, quando é exposto acima do limite permitido por lei, e agentes químicos, físicos, biológicos ou radioativos, sem proteção compatível com o risco envolvido sobre a função exercida pelo funcionário.

Um dos exemplos mais utilizados para caracterizar a doença profissional, são os montadores de baterias automotivas, que em decorrência de suas funções expostas  a contato com o chumbo, tem a possibilidade de ser intoxicado por esse tipo de metal pesado.

Muitas doenças decorrem da ausência do cuidado e prevenção adequada no ambiente. As empresas são obrigadas a adotar medidas para garantir a segurança no trabalho e garantir também a segurança no trabalho e a proteção do trabalhador, sendo elas os EPC (equipamentos de proteção coletiva), no qual o objetivo é proteger o ambiente de trabalho, adotando medidas de segurança para diminuir riscos que o ambiente apresenta.

Também o EPI ( equipamento de proteção individual), que como o próprio nome diz, é uma proteção individual, protegendo a integridade física do trabalhador minimizando os dados à saúde do mesmo, devendo o equipamento ser adequado para o risco determinado.

Agora você já sabe a diferença da doença causada pelo ambiente e a doença do trabalho.

 

Open chat
1
Olá
Como podemos ajudar?
Powered by